Colonymon marca presença no PEC NORDESTE 2025 com tecnologias para a apicultura de precisão
Tecnologia e inovação na apicultura, direto do sertão central para o agro nordestino!
O Colonymon teve a honra de participar da 27ª edição do PECNORDESTE – Seminário Nordestino do Agro, um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste, que acontece de 5 a 7 de junho de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), em parceria com o SENAR/CE, SEBRAE/CE e os Sindicatos Rurais, o evento tem como objetivo capacitar produtores rurais, estudantes, profissionais e empreendedores do setor agropecuário, reunindo diversos segmentos do agro, incluindo apicultura e meliponicultura.
Durante o evento, o Colonymon apresentou ao público seu trabalho voltado para a apicultura de precisão, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar vinculada à Universidade Federal do Ceará – Campus de Quixadá.
Estiveram presentes os integrantes do projeto:
-
Emanoela Macil, bolsista de design,
-
Emanuel de Araujo, estudante de TCC e ex-bolsista como desenvolvedor mobile,
-
Matheus Alves, bolsista de extensão e comunicação,
-
Emily Paiva, bolsista e desenvolvedora mobile,
-
Rafael Santos, bolsista e estudante de extensão.
-
E o professor Rafael Braga, pesquisador e idealizador do projeto.
Levamos conosco o nosso aplicativo Revise!, uma ferramenta criada para facilitar o processo de revisão de colmeias no campo, com interface otimizada para o uso com o macacão de apicultor, agendamento de revisões, compartilhamento de dados e muito mais.
Sensores inteligentes
Além disso, também exibimos nossos sensores inteligentes de monitoramento, capazes de coletar dados em tempo real sobre temperatura, umidade e atividade das colmeias — informações fundamentais para a tomada de decisões mais eficientes, prevenção de perdas e melhoria na produtividade apícola.
Essa foi uma oportunidade valiosa para trocar conhecimentos, estreitar laços com produtores e compartilhar soluções tecnológicas que estão contribuindo para transformar a realidade da apicultura no semiárido nordestino.
No responses yet